quinta-feira, 7 de junho de 2012

Corpus Christi: os bons tempos da Barcelona colorida e unida

No Face, o Léo leu e compartilhou. Logo em seguida também vi e aproveito para postar aqui. O nosso Paulo Sacheta deixou suas impressões saudosas sobre um tempo muito bom em que nossa 'Vila Barcelona' enfeitava-se toda neste mesmo feriado de Corpus Christi. Tempos em que moradores de todas as idades (8 a 80), ficavam o dia e a noite toda enfeitando sua rua com muita criatividade e muita serragem colorida. Pena que os tempos modernos não comportam mais essa comunhão artística. Deixo aqui uma imagem da época ( crédito: Pró-Memória SCS) e o pequeno mas grandioso texto do Sachetão.

"Hoje estava navegando um pouco como sempre, e me deparei com uma foto que me fez voltar uns 35 anos. Me lembrei que o dia de Corpus Christi era muito aguardado pois minha avó me levava para passear pelo bairro Barcelona para vermos os tapetes de serragem que eram produzidos madrugada adentro pelos moradores, onde os mesmos, reuniam-se em uma celebração de amizade com uma mistura de alegria.
São coisas que infelizmente não vemos mais, muitas vezes sequer conhecemos nosso vizinho, mal o cumprimentamos. Nosso filhos infelizmente não saberão ou conhecerão este trabalho tão lindo que nossa comunidade fazia.
Mesmo assim fica aqui marcado a minha lembrança da minha infância, e a todos que participaram direta ou indiretamente deste tempo que também possam reviver um pouco desta época. Estou colocando uma foto que infelizmente não é de São Caetano mas serve para exemplificar esta arte tão bonita".

* Sorry, Sacheta, mas como a foto que vc postou não era a do nosso bairro, troquei por esta abaixo. Com certeza vc vai gostar mais. Na imagem (sem data) vemos a Rua Alegre com o tapete característico pronto. Detalhe interessante na foto: a residência à direita da foto, onde se percebe duas pessoas encostadas no portão escuro é a casa dos irmãos Ricardo e Marcelo Mazuras, conhecidos de muitos aqui.





3 comentários:

  1. nossa, q legal!
    algumas cidades ainda fazem a procissão como antigamente:
    vejam em santana do parnaíba! vale a pena passar o feriadão lá e relembrar a infância na barcelona!
    a garotada tbem vai curtir.
    infelizmente a chuva estragou os tapetes este ano, mas ano q vem acontecera de novo, agendem!

    ResponderExcluir
  2. Verdade, Loi, e a cidade é bem pertinho... vamos combinar pro ano que vem (sem chuva). bj

    ResponderExcluir